Treino Funcional Emagrece? – Depende...

Treino Funcional Emagrece - Vigfit Sports

Cansado de expor seus tendões e músculos ao estresse da musculação e dos treinos aeróbicos? O Treino Funcional então é a sua pegada. Venha comigo e saiba mais sobre essa modalidade.

O que é Treinamento Funcional?

Pensado inicialmente como um treino de reabilitação e fortalecimento muscular para fisioterapia logo notou-se os outros benefícios dessa técnica no longo prazo como ganho de condicionamento físico, resistência e força.

Entende-se por exercício funcional aquele que trabalha todos os músculos centrais do corpo de modo a melhorar a mobilidade geral nas atividades do dia a dia do ser humano.

Os exercícios de treino funcional trabalham a resistência cardiorrespiratória, estabilidade, equilíbrio, alongamento, potência e força de maneira integrada e na intensidade adequada.

Uma das modalidades mais populares que trabalha o treinamento funcional é o pilates que geralmente utiliza o peso do próprio corpo com foco nos músculos das costas, abdómen e quadril.

Treino Funcional Emagrece?

Digamos que emagrecimento é a consequência do gasto energético aliado a uma boa alimentação, manutenção da frequência de treinos e algumas modificações nos hábitos diários como focar na qualidade do sono por exemplo.

Mas saiba que uma pesquisa publicada no Journal of Human Sport and Exercise comprovou que após 16 semanas de treinamento funcional de alta intensidade, conhecido como HIFT, um grupo de mulheres teve redução de 18% no percentual de gordura corporal.

Isso é muito animador galera!!!!

 

E essa comprovação científica é corroborada por algumas constatações importantes...

A prática de exercícios como o treino funcional, melhora a condição física do indivíduo de uma forma geral. Isso traz uma melhor qualidade de vida, tornando a pessoa mais ativa favorecendo assim uma queima calórica maior.

Outro fato já comentado aqui no blog no post de musculação é sobre os benefícios do ganho de massa magra na queima calórica. Ao praticar treino funcional para emagrecer, seja via circuito ou isoladamente, haverá ganho de massa magra e quanto mais massa magra, maior é o gasto energético diário.

Outros benefícios do treino funcional

Condicionamento: Ao fortalecer os músculos do quadril, abdómen e da região lombar, várias outras atividades ganharão em performance. Desde uma simples caminhada aos treinos intensos de natação por exemplo.

Fortalecimento: Os músculos centrais como abdómen, lombar e quadris são os mais trabalhados no exercício funcional. Conhecidos como “core” esse grupo muscular bem trabalhado traz diversos benefícios para o dia a dia do praticante como trocar um botijão de gás ou outras tarefas do dia a dia.

Postura e Equilíbrio: A coluna vertebral é o que dá sustentação para o corpo e quando ela está suportada por músculos resistentes, traz uma melhora postural minimizando possíveis problemas articulares e melhorando até o sono.

Exercícios do Treinamento Funcional

Prancha: Traz diversos benefícios para o abdómen e região lombar e é realizado com o praticante apoiado pelos antebraços e pela ponta dos pés com o corpo alinhado. O ideal é manter o abdómen contraído concentrando o peso nos pés e antebraços.

Agachamento: Tradicional e simples, mas muito eficiente. A pessoa simula sentar em um banco com os braços esticados pra frente. O ideal é fazer com que as coxas fiquem paralelas ao chão.

Flexão de ombro: Realiza-se elevando os braços frontalmente com o auxílio de pesos trazendo os mesmos estendidos até a altura dos ombros.

Estocada: Popularmente chamado de Afundo, pode ser realizado no modo livre ou com pesos nas mãos. Consiste em dar um passo a frente e flexionar a perna traseira de modo que vá em direção ao chão.

Machado: Conhecido como “The Chopper” nada mais é que utilizar de um peso semelhante a um machado onde o praticante simula cortar galhos utilizando um machado.

Conclusão

Para que você possa realmente emagrecer com o treino funcional deverá executá-lo no mínimo 3 vezes na semana de alta intensidade, com foco no ganho de massa magra e ainda caprichar na dieta.

 

DICA EXTRA!

O exercício funcional tem por objetivo tornar o seu corpo mais eficiente, e isso faz com que você queime mais calorias durante outras atividades do seu dia a dia. Além disso, a aptidão funcional ajuda a tornar outros exercícios mais eficazes no longo prazo.

 

Dispomos de uma categoria com produtos para Treino Funcional.
Acesse e confira os preços e promoções!

 

Conheça alguns produtos utilizados no Treino Funcional:

Kit Extensor Elástico Tubing 5 Elásticos - VigFit Sports Medicine Ball 5Kg - Vigfit Sports Step de Academia - VigFit Sports
Elástico Extensor Kit com 6 Medicine Ball Step de Academia
05/08/2021
Carlos Eduardo
Sobre a loja

A tradicional marca VigFit Sports traz para o mercado brasileiro o que há de melhor em equipamentos e artigos esportivos, são os mais variados itens que atendem desde os pesados treinos de Musculação, passando pelas séries dinâmicas de Funcional / Cross, ainda com artigos para Fisioterapia e reabilitação, inúmeros produtos para Pilates e finalizando no relaxamento e Yoga.

Social
Pague com
  • Pagar.me V2
Selos
  • Site Seguro

GRAPHO COMERCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRONICOS EIRELI - CNPJ: 32.889.413/0001-65 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade